CURSO

Informações Gerais

Curso: Bacharel em Odontologia
Regime Acadêmico: Semestral
Turno de Oferecimento: Matutino e Noturno
Duração mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Carga horária do curso: 4033 horas
Modalidade de Oferta: Presencial

Apresentação

A formação de qualquer profissional deve embasar-se em capacidade de desenvolvimento intelectual, autônomo e permanente, ético e comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, esse profissional deve ser dotado de conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional.
O Curso de Odontologia do IMES- Catanduva prevê a formação de um profissional generalista capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde seja no individual ou coletivo, representado na atuação do discente em estágios supervisionados de atenção básica e clínicas integradas.
Este novo profissional estará, ao término do curso, capacitado para atender às demandas curativas que se apresentarem como também terá a consciência de que a prática preventiva e promocional de saúde antecede o ato.

Perfil do Egresso

Necessariamente, o egresso do curso de Odontologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva deve ter o perfil do profissional generalista, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética, orientada para a promoção de saúde, com ênfase na prevenção de doenças bucais prevalentes; com perfil de prestador de serviços em convênios, clínicas privadas ou estatais, equipes multidisciplinares e saúde pública com produtividade e qualidade.
Esse Cirurgião-Dentista deve, ainda, atuar, tendo como preocupação a promoção de saúde bucal da população, num contexto, em que, embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência da cárie, doenças periodontais e das sequelas de ambas; ser capaz de interagir com a sociedade, com capacidade de liderança e sensibilidade social; deve ter boa vivência clínica, com técnicas sofisticadas de cura, sustentadas por uma sólida base em ciências básicas e, além de tudo, ser suficientemente eclético para saber atuar não somente com os recursos desejáveis disponibilizados pela tecnologia, mas saber atuar com os recursos disponíveis mesmo que esses sejam parcos.
Na clínica particular, o egresso deverá saber avaliar a condição geral de saúde do paciente, identificando a etiologia e localização dos processos patológicos existentes, além de propor tratamentos preventivos e curativos que se enquadrem no perfil sócio, econômico e cultural do mesmo, e que possam reabilitá-lo estética e funcionalmente amparado pelo estágio atual da ciência.
Em se tratando da saúde coletiva, esse Cirurgião-Dentista deverá optar sempre por padrões restauradores duradouros, em detrimento dos padrões restauradores estéticos ou temporários elitizados e onerosos, solucionar problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade.
É ainda de suma importância que o egresso do curso de Odontologia tenha conhecimento do sistema de saúde vigente no país bem como do trabalho em equipe.

Objetivos do Curso

Geral

O curso de Odontologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva tem por objetivo geral formar Cirurgiões-Dentistas generalistas que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho e sejam capazes de intervir nas situações mais adversas e com os mais variados recursos técnico-científicos, praticando uma Odontologia de qualidade com custos reduzidos, tendo noção da comunidade em que vivem e sempre trilhando o caminho da ética profissional.

Específicos

Os objetivos específicos do Curso de Odontologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva são os seguintes:

  1. promover o ensino da Ciência Odontológica generalista, incentivando trabalhos de pesquisa e investigações científicas, almejando o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e da difusão da cultura;
  2. promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, das publicações e de outras formas de comunicação;
  3. despertar, estimular e promover o desejo de aperfeiçoamento profissional e cultural e possibilitar a concretização desse desejo;
  4. possibilitar aos alunos o conhecimento dos problemas mundiais, em particular, dos nacionais, estaduais e regionais, bem como a prestação de serviços específicos à comunidade, estabelecendo uma relação de reciprocidade;
  5. desenvolver nos alunos o desejo do bem-estar social no que diz respeito à saúde oral, com ações preventivas e interventivas diretas e;
  6. promover a extensão universitária aberta à população, visando à difusão dos conhecimentos resultantes das pesquisas científicas geradas na instituição.

Organização Curricular

As disciplinas do curso de Odontologia estão distribuídas nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas, conforme orientação das Diretrizes Curriculares.
Na área das Ciências Biológicas e da Saúde, incluem-se matérias de formação geral e as deformações em saúde. Essas matérias deverão ser orientadas para estimular a capacidade crítica, para ler e interpretar trabalhos científicos, participar de seminários e discussões de casos clínicos e “questões problemas” bem como de atividades científicas extracurriculares. A formação científica básica será aprofundada, sólida e integrada com a área clínica. Essa formação deverá permitir que se vislumbre o futuro, com um raciocínio lógico e análise crítica. O profissional assim formado cuidará de seu crescimento pessoal, buscando novas habilidades tais como o uso de computadores, habilidades efetivas de acesso e processamento de informações, capacidade de fazer pesquisas; interpretar os dados obtidos e aplicar esses dados, estabelecer e avaliar metas de aprendizagem e de trabalho para toda a vida, capacidade de autodisciplina, de adaptabilidade e flexibilidade.

Os conteúdos da área das Ciências Humanas e Sociais são adquiridos não apenas através do oferecimento de disciplinas de cunho humanístico e social, mas também por meio de conteúdo programático das demais disciplinas, uma vez que todos os professores devem estar engajados no processo educacional, que, obviamente, inclui estes aspectos. Dessa forma, consciência social, humanística, ética, preventiva, legal, psicológica, ecológica e cidadania, nos níveis individuais e coletivos, terão abordagens distribuídas em todas as disciplinas.
A formação profissionalizante, ou as Ciências Odontológicas, não dará ênfase à tecnologia sofisticada, mas sim à tecnologia adequada à realidade em que atuará o profissional e com espírito crítico e aberto para eventuais absorções de tecnologias novas. O ensino técnico objetivará competências e destrezas necessárias ao exercício profissional.
As atividades clínicas são distribuídas por disciplinas, havendo, entretanto, a oportunidade de ensino em uma Clínica Integrada, propiciando a integração de disciplinas utilizadas no exercício da clínica odontológica generalista, excetuando-se a Odontologia pediátrica.

Publicidade